EDITAL

(qualquer dúvida deve ser encaminhada para poesianasarvores@gmail.com / contato@verlidelas.com)

 

1) A GINCANA DA POESIA é uma realização do projeto contemplado pelo Edital Arte Todo Dia - Ano V, da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura de Salvador, com apoio da Editora Verlidelas, CNPJ 27.850.067/0001-71, com sede no Rio de Janeiro.

 

2) A GINCANA DA POESIA tem por objetivo celebrar a obra dos poetas Gregório de Mattos e Castro Alves e fomentar a Poesia através de uma série de atividades, inclusive o presente concurso de poesias, que está dividido em duas categorias:

2.1) GERAL: podem se inscrever pessoas de qualquer nacionalidade e que disponham de um endereço no Brasil.

2.2) ESTUDANTES DE ESCOLAS DA PREFEITURA BAIRRO ITAPUÃ/IPITANGA, na cidade de Salvador-BA. Esta categoria é exclusiva para estudantes matriculados e frequentando escolas (públicas ou particulares) localizadas nos seguintes bairros de Salvador: Aeroporto, Alto do Coqueirinho, Areia Branca, Bairro da Paz, Boca do Rio, Cassange, Imbuí, Itapuã, Itinga, Jardim das Margaridas, Mussurunga, Nova Esperança, Patamares, Piatã, Pituaçu, São Cristóvão e Stella Maris.

 

3) As obras enviadas devem ser poemas escritos em português e precisam atender à temática da Gincana e às exigências deste edital. Textos em coautoria não serão aceitos.

 

4) Os poemas enviados devem versar sobre ao menos um dos quatro temas: AMOR ou LIBERDADE (temas que homenageiam Castro Alves), ou DIVERSÃO (temas que homenageiam Gregório de Mattos).

 

5) Serão premiados 3 (três) poemas de cada categoria, cujos autores receberão o seguinte:

1º lugar: R$ 300,00 + 5 livros da editora Verlidelas

2º lugar: R$ 100,00 + 3 livros da editora Verlidelas

3º lugar: 3 livros da editora Verlidelas

Serão premiados 6 (seis) poemas no total, sendo 3 de cada categoria. Os poemas premiados serão publicados no livro GINCANA DA POESIA, juntamente com poemas selecionados dos dois poetas homenageados: Gregório de Mattos e Castro Alves.

 

6) Além dos poemas premiados, todos os poemas inscritos poderão ser publicados no blog, Instagram e Facebook do projeto GINCANA DA POESIA, a critério dos organizadores. Dentre esses, alguns dos poemas inscritos serão impressos como “Poesias Doces” (poema impresso embalando uma bala doce) e utilizados na decoração de “Pés de Poesia” (árvores decoradas com poemas) durante os saraus do projeto.

 

7) O tratamento dado ao poema é de livre escolha dos autores, desde que esteja presente, de forma direta ou indireta, ao menos um dos quatro temas: AMOR / LIBERDADE / FÉ / DIVERSÃO. O tema predominante do poema deve ser indicado no ato da inscrição.

 

8) Os poemas enviados serão avaliados por um comitê de poetas, com base nos seguintes critérios: adequação ao tema escolhido, criatividade, expressão poética e domínio da língua.

 

9) Os poemas deverão ter até vinte versos. Cada poeta pode inscrever quantos poemas quiser.

10) A inscrição deve ser realizada pelo próprio interessado, bastando preencher um dos formulários abaixo e clicar em "Enviar".

11) O prazo de envio dos poemas termina em 30 de novembro de 2019.

12) A divulgação dos premiados se dará no site da editora e nas páginas do Facebook da editora e do projeto no dia 08 de dezembro de 2019, desde que o prazo de inscrições não seja prorrogado.

 

13) A premiação dos poetas da categoria GERAL será feita mediante depósito em conta a ser fornecida pelos premiados e envio dos livros pelos Correios. A premiação dos poetas da categoria ESTUDANTES DE ESCOLAS DA PREFEITURA BAIRRO ITAPUÃ/IPITANGA será feita presencialmente na escola do(a) estudante premiado(a).

 

14) Qualquer situação não prevista neste edital será decidida pelos organizadores.

 

15) O envio do poema para a seleção implica na aceitação de todos os termos descritos neste edital e, caso o texto seja selecionado, equivale à autorização para publicação do poema enviado nas mídias sociais do projeto GINCANA DE BOTÃO, acompanhado do nome do(a) poeta autor(a), bem como na impressão do poema como “Poesia Doce” para distribuição nos saraus do projeto.

 
 
CATEGORIA GERAL
Tema predominante em seu poema
CATEGORIA ESTUDANTES DE ESCOLAS DA PREFEITURA BAIRRO ITAPUÃ/IPITANGA
Tema predominante em seu poema

Caixa Postal 24088 | CEP: 20550-970 - Rio de Janeiro - RJ

contato@verlidelas.com

© 2017 Editora Verlidelas.